Reusing Rooftops Barcelona
67% dos edifícios em Barcelona têm telhados planos e a maioria são subutilizados. Organizado em colaboração com a prestigiada Fundação Mies van der Rohe, o Reusing Rooftops Barcelona 2024 pretendeu dar nova vida aos telhados, terraços e pátios do emblemático bairro Eixample de Barcelona.
A ideia do concurso era reimaginar a vida urbana, reinventando os telhados e pátios interiores de um quarteirão de Barcelona, com foco na sustentabilidade, inovação e bem-estar coletivo.
Nossa proposta para o Concurso Internacional, foi um encontro do meio ambiente com um traçado urbano, que conta com lazer, descanso e utilidade para a cidade.
Na parte de dentro, criamos um pátio contemplativo, onde a população pudesse descansar, passear e ter momentos de lazer, como atividades em família, por exemplo. O espaço conta com um mirante, casa de pássaros, espelho d’água e uma cobertura telada iluminada, onde a vida pode crescer e servir como “noite estrelada” ao entardecer.
Toda a arborização foi pensada para que a população pudesse habitar dentro do parque e ainda assim, os moradores pudessem ter uma vista agradável de seu próprio “quintal”.
Já nas partes superiores, a ideia era prover uma vida mais ativa para a cidade, por isso, os espaços contam com pista de corrida, academia, áreas para encontros, hortas comunitárias e museu.
Ficha Técnica
Projeto: Mista Arquitetura
Arquiteto: Gabriel Chiuratto
Equipe: Isabela Magalhães
Concurso: Reusing Rooftops Barcelona
Localização: Barcelona, Espanha
Ano: 2024